Realidade Aumentada e Realidade Virtual no marketing da sua empresa


Embora pudesse parecer uma tecnologia limitada aos filmes de ficção científica, a realidade aumentada (AR) e realidade virtual (VR) estão bem presente e têm mostrado um grande poder estratégico no mundo dos negócios.

Você sabe a diferença dos conceitos e como eles têm sido empregados no mundo dos negócios? Vamos explorar um pouco esse mundo virtual e mostrar como eles têm influenciado estratégias de Marketing digital e até off-line.

Realidade Virtual (VR) x Realidade Aumentada (AR):

Primeiro vamos diferenciar os conceitos de AR e VR com exemplos que vão ajudar você a se situar no meio de tantos avanços.

Realidade Virtual:

Aqui, temos a “criação” de uma nova realidade. Você “sai” do mundo real para “entrar” em uma realidade simulada virtualmente, ou seja, um ambiente digital. Essa tecnologia geralmente é uma interface avançada de interação entre o usuário e um sistema computacional.

Complicado? Vamos aos exemplos e tudo fará sentido:

Lembra-se da icônica cena do filme Matrix em que Neo (Keanu Reeves) é conectado à matrix? Isso é um exemplo de realidade virtual. Ele estava fisicamente no mundo real, porém, após a conexão, enxergava uma realidade simulada virtualmente.

Assim funcionam os Oculus Rift, basta introduzir um plug na coluna assim como Neo basta colocá-los e terá a impressão de estar em um novo ambiente completamente diferente.

Muitas aplicações têm surgido à medida que se ampliam as ideias de utilização da tecnologia. O mercado dos jogos, por exemplo, tem investido pesado, mas não é só em momentos lúdicos que teremos um grande investimento em realidade virtual, até construtoras têm apostado em VR!

Realidade Aumentada:

Vamos pensar da seguinte forma: na realidade aumentada, temos uma expansão da realidade. Diferente da realidade virtual você não é levado para um ambiente digital, o que acontece é uma integração entre elementos reais e virtuais.

Lembra das clássicas cenas da franquia Homem de Ferro (Iron Man), em que Tony Stark (Robert Downey Jr) manipula hologramas que se adaptam a superfícies? Ou quando imagens do computador dele são enviadas para a vidraçaria da casa? Isso é a tecnologia se integrando à realidade, meio que “aumentando a realidade” – daí o sentido da denominação.

Mas não precisamos ir tão longe, nem ser gênio, bilionário, playboy, filantropo. Nos nossos próprios smartphones podemos experienciar a tecnologia AR por meio de vários aplicativos.

Realidade Virtual no mundo do marketing:

Um planejamento de marketing bem elaborado faz jus ao jargão “o marketing é a alma do negócio” e por isso vale usar de todas as ferramentas disponíveis. Assim é o caso de tecnologias de ponta que podem melhorar a experiência do usuário, como a realidade virtual que vem sendo utilizada por vários nichos do mercado, veja só alguns exemplos:

Volvo Reality:

Um teste drive sem sair da concessionária pode parecer frustrante, mas e se for sem sair do conforto de casa e ainda podendo explorar o mundo? Essa foi a ideia da Volvo, que criou um aplicativo para que os clientes possam fazer um “teste drive” do SUV CX90 nas estradas de Vancouver, no Canadá, sem sair de casa.

HBO:

A HBO usou os Oculus Rift em 2014 para levar os fãs para Westeros (reino fictício da obra de George R. R. Martin), na simulação eles poderiam sentir como seria subir a muralha de gelo de 200 metros de altura no elevador da Patrulha da Noite.

Topshop:

No mundo da moda, muitos fãs acabam ficando de fora dos eventos mais significativos: os desfiles. São eventos limitados e caros, mas a Topshop levou seus fãs para seu evento captando imagens 360% da primeira fila e dos bastidores.

Com isso, além da brilhante jogada que aumentou a admiração dos fãs graças ao ótimo trabalho de UX, a marca foi premiada na categoria “Projeto do Ano” no BT Retail Week Technology Awards 2014.

McDonalds Cardboard:

A gigante do fastfood, McDonalds, distribuiu cardboards aos clientes que transformavam as caixas do McLanche Feliz em óculos de realidade virtual. Veja como uma simples solução pode trazer uma experiência divertida aos fãs que apenas precisavam dispor de uma caixinha e um smarthphone:

Realidade aumentada, resultados aumentados!

Outra tecnologia com peso estratégico cada vez maior é a realidade aumentada. Um dos principais motivos da sua grande difusão no mercado é a “simplicidade” da tecnologia, afinal basta de um smartphone ou tablet. Veja alguns segmentos do mercado que já aderiram à tecnologia:

Tok&Stok:

realidade aumentada - VR

Viu um móvel no site da loja, mas não sabe se vai combinar com o resto do cômodo? Pensando em resolver isso, a Tok&Stok criou um aplicativo em que a pessoa pode ver através da câmera do celular e simular como ficaria o móvel em sua casa tornando a compra online mais confiante.

Arquitetura:

Realidade aumentada

Agora não é preciso marcar uma visita e fazer o cliente se deslocar para visitar uma maquete que ocupa toda a mesa de reuniões. Através de um software é possível transformar plantas baixar impressas em modelos 3D a serem visualizados na tela dos dispositivos.

É mais prático, mais econômico e mais versátil que as tradicionais maquetes. Você pode apresentar tantos modelos 3D quanto forem necessários numa mesma reunião, imagina como seria uma sala de reuniões com 10 maquetes? Impossível, não é!?

Cursos:

Realidade aumentada cursos

Aulas podem se tornar muito mais interativas com modelos 3D. Alguns colégios e cursos já têm adotado a realidade aumentada para transformar o livro didático em um compilado de modelos 3D, aumentando o interesse e participação dos alunos.

Em breve os smartphones que tanto distraem as aulas serão usadas para prender a atenção dos alunos.

 

Seja para a realidade aumentada ou realidade virtual, as possibilidades são inúmeras; quase tão extensas quanto sua imaginação pode supor. Já pensou em bolar planos de ação para a sua empresa que conciliem essas tecnologias às vendas?

Uma experiência inovadora dessas pode transformar a percepção de um potencial cliente e transformá-lo em um fã, não perca a chance de ser um destaque no mercado e deixe seus concorrentes para trás! Fale com a Agência Open!


Ramon Soares
Ramon Soares

Seja o primeiro a saber

Cadastre-se para ficar por dentro das novidades do blog e da agência!


Rua Alagoas - 1160 - 6º andar CEP: 30130-160
Bairro funcionários

31 3047.2931
contato@agenciaopen.com