Big data, right data, data insight e a falência da sua empresa


São diversos termos e expressões para definir alguns protocolos e conceitos técnicos que nos deixam completamente perdidos: big data, right data, data insight, dados estruturados e não estruturados…

Big data

Muitas empresas não conseguem crescer como toda sua capacidade permite e seus investimentos vão perdendo a eficácia e tornando potenciais ações de sucesso em resultados medíocres ou até prejuízos.

Vamos mostrar nessa postagem que não há segredos sobre os conceitos de Data, mas regras: para sua empresa crescer, ela tem que conhecer!

Sem tempo para ler? Pula lá para baixo, fizemos um infográfico resumindo o texto que você vai adorar!

O que é big data e como minha empresa pode usá-lo?

O que é big data? Vamos descrever com um gif:

O gif acima é uma cena clássica do filme Matrix, na qual Neo (Keanu Reeves) vê o mundo por meio dos dados.

Não entendeu? Bem, basicamente, Big data é tudo. É um mundo de informação estruturadas e não estruturadas. Toda e qualquer informação que pode ser coletada sobre a sua empresa, sobre os clientes, sobre suas interações, sobre seus concorrentes, parceiros e robôs etc. faz parte da Big Data. É informação pra caramba em demasia!

Big data é um banco de dados bruto, ou seja: toda a informações que você pode ter, seja ela relevante ou não. Daí vem o ponto chave: tenho que saber sobre tudo isso?

– Não!

Você não precisa saber toda a Big Data, apenas a Right Data (dados certos, em tradução livre).

*Mas advertimos: “dados certos” não é uma expressão sinônima de “dados estruturados”. Mais abaixo vamos explicar melhor essas diferenças.

Como minha empresa pode crescer com Right Data?

Big Data ou Right data

Empresas não são brincadeira, para investir dinheiro, montar planejamentos e projetar cenários é preciso que se tenha dados, e tem que ser os dados certos!

Right Data são os dados relevantes à sua empresa. Por exemplo, para a Uber, saber os dados de localização dos clientes ajuda a posicionar bem seus motoristas melhorando a preciosa UX. Isso faz toda a diferença para o sucesso do negócio que. Já para uma empresa de vendas de cursos a distância, por exemplo, saber qual cursos geram mais interesse pode ser mais relevante do que saber a origem geográfica dos clientes.

Tão importante quanto saber o significado é saber como acessar a esses dados. Achá-los no meio de toda a informação disponível pode ser como buscar agulhas no palheiro!

Existem dados fornecidos por interfaces como a do Google Analytics que permitem um fácil acesso a informações relevantes, porém há muitos dados importantes que a própria empresa cria e se eles forem criados de maneira desordenada, será uma bagunça para encontrá-los.

Bons negócios podem falir por esse motivo. Às vezes, as estratégias não surtem o efeito esperado por conta de um banco de dados especulativo e pouco preciso. Uma vez, porém, que sua empresa domina o big data e consegue extrair dele o right data, você tem matéria prima para um planejamento sólido.

O que são e qual é a importância do data insights?

Data insight

Vamos por partes. Primeiro, o que são os data insights?

São momentos específicos de ações que podem ser mensuradas e analisadas. Confuso? Não se preocupe, vai ficar mais fácil com os exemplos que vamos dar mais adiante.

Imagine um processo de compra online do hipotético cliente Edgar:

  1. Entra no seu site;
  2. Se cadastra;
  3. Compra o seu produto;
  4. Recebe o produto;
  5. Dá um feedback.

Você terá várias informações brutas (big data): e-mail, telefone, endereço, horário de acesso etc. Além disso, terá também informações que podem ser mais norteadores para o seu negócio (right data), como por exemplo, saber quais os produtos da sua loja ele clicou e se interessou – eles podem ser oferecidos num e-mail marketing futuro para nutri-lo como cliente recorrente.

Ainda nessa situação de compra, o data insight seria um dos vários momentos relevantes para a empresa. Por exemplo: O cliente Edgar comprou “boina marrom” / o cliente Edgar olhou o produto “camisa com estampa de veículo automotor” etc.

Da mesma forma, pode ser relevante: “O cliente Edgar adicionou ao carrinho cachecol de lã e não concluiu a compra”, afinal essa informação pode revelar alguma falha nas vendas. Talvez um processo burocrático que desanima o cliente, um frete com preço elevado, entre outros motivos.

Saber quais estratégias captam mais clientes, quais telas são mais atrativas, quais páginas são menos visitadas ou desestimulam a compra é fundamental para otimizar as vendas e aumentar a eficácia deste negócio.

Os dados não estruturados são relevantes para minha empresa?

Dados estruturados x dados não estruturados

Podem ser, e muito!

O mercado sempre tem que melhorar suas ferramentas e a base de dados é uma das mais importantes, pois, como vimos, é ela quem orienta ações de planejamento e análise. Assim, surgem atualizações ou novos sistemas capazes de extrair informações cada vez mais “lapidadas” ou diferenciadas.

Uma tendência atual é o trabalho com dados não estruturados. Por algum tempo eles foram “ignorados” graças às informações mais organizadas e pertinentes dos dados estruturados. Porém, ter acesso aos dados estruturados não é mais um diferencial e sim uma obrigação.

A tendência é que surjam cada vez mais sistemas e inteligências artificiais que consigam trabalhar melhor com os dados não estruturados como os obtidos em apps como Google Maps, Waze e Swarm.

Estratégias pioneiras podem surgir com essas informações que ainda são pouco utilizadas em relação às estruturadas.

Resumindo as diferenças dos conceitos:

Big Data: Informação bruta. Todos os dados, estruturados e não estruturados, que você pode ter acesso.

Right data: expressão para se referir aos dados pertinentes. Podem ser dados estruturados e não estruturados, desde que sejam relevantes para a estratégia da empresa.

Insight data: Um momento. Algum momento da empresa que pode ser captado em forma de dados e transformado em conhecimento.

Agora ficou fácil de entender? Se não entendeu, fica tranquilo, nós desenhamos para você! Veja esse infográfico valioso para você e sua empresa:

Big data, Right data, Data Insight


Ramon Soares

Seja o primeiro a saber

Cadastre-se para ficar por dentro das novidades do blog e da agência!


Rua Alagoas - 1160 - 6º andar CEP: 30130-160
Bairro funcionários

31 3047.2931
contato@agenciaopen.com