Instagram IGTV ou YouTube: em qual minha marca deve investir?


O Instagram não para sua constante metamorfose e a novidade do momento é o IGTV, ou Instagram TV. A função está disponível na telinha de alguns dispositivos e já começou a ser entregue ao grande público.

A nova ferramenta provavelmente irá transformar muito o cenário de investimentos em vídeo que antes tinha um polo extremamente concentrado no YouTube. Consequentemente, as estratégias de marketing e produção de conteúdo em vídeo podem mudar e é sobre isso que vamos falar hoje!

O que é o Instagram TV

Um app dentro de um app. O IGTV ficará no canto superior direito, dentro da guia “Explorar”, do aplicativo do Instagram. Ele também poderá ser baixado como um aplicativo independente.

Trata-se de uma nova plataforma em que os produtores poderão criar vídeos mais longos e deixá-los publicados. Isso te lembra alguma coisa? Sim, é bem parecido com a dinâmica do YouTube, porém em uma modalidade mobile first, ou seja, que prioriza a experiência do usuário de dispositivos portáteis, como os smartphones e tablets.

Isso não causa espanto, já que o Instagram sempre priorizou a experiência mobile. Os estratégicos stories, por exemplo, exibem seus conteúdos na vertical, diferente do YouTube que valoriza os conteúdos sempre na horizontal! Deitado! horizontais.

O que o IGTV traz de novo?

ceo do instagram Kevin Systrom anunciando o igtv

“Assim como acontece ao ligar a TV, o IGTV começa a tocar quando você abre o aplicativo. Não é preciso pesquisar para começar a assistir ao conteúdo de pessoas que você já segue no Instagram e outras que você possa gostar com base nos seus interesses”.
Kevin Systrom, CEO do Instagram.

A interface inicial exibe um vídeo destacado que se inicia automaticamente. A primeira função é um campo de busca “pesquise no IGTV”, com uma engrenagem ao lado que abre um menu com a opção de criar um canal.

Logo abaixo, um menu horizontal exibe as opções: para você, com sugestões do Instagram; seguindo, com conteúdos publicados por perfis que você segue; populares, que são os canais e vídeos mais assistidos; e o continuar assistindo, onde se armazenam os vídeos que você não terminou de assistir.

Para ver o vídeo em tela cheia, basta deslizar o dedo para baixo, e para acessar o menu, basta deslizar o dedo para cima. Ao ver os vídeos em tela cheia você tem a opção de comentar, dar like, ou enviar o conteúdo por mensagem, semelhante às opções que ficam nas publicações do feed do Instagram.

Quem pode publicar no IGTV?

Foto de um perfil do igtv

Assim como no YouTube, qualquer usuário pode publicar. Basta criar um canal e começar a enviar seus conteúdos para que seus seguidores possam te acompanhar.

Com toda certeza teremos muitas marcas produzindo conteúdos relevantes; afinal, desde o lançamento do Instagram for business, diversas empresas começaram a investir pesado nessa plataforma. É possível prever que outros tipos de conteúdos informativos também ganhem espaço na rede, como perfis de jornais, emissoras de TV, revistas, canais de esporte etc.

Duração e formato dos vídeos do IGTV

IGTV tela inicial

Como já adiantamos, o Instagram prioriza a interação mobile e, portanto, o formato dos vídeos do IGTV é na vertical, com o celular em pé. A resolução dos vídeos vai até o 4K (mais do que o suficiente para uma tela de celular!) e a duração limite dos vídeos é de até 1 hora, tempo bastante para muuuito conteúdo, principalmente com o foco no mobile.

“É a hora de o vídeo seguir em frente e evoluir”
“O IGTV é para que você possa assistir longos vídeos feitos pelos seus criadores favoritos”.
Kevin Systrom, CEO do Instagram.

Como publicar vídeos no IGTV

Na tela inicial, basta clicar na engrenagem à direita e selecionar a opção “criar canal”. Uma vez que você esteja com seu canal criado, você pode subir um vídeo da galeria do seu dispositivo, preencher os campos disponíveis e escolher as opções, que são:

Editar capa: Permite que você altere a capa do vídeo por meio de uma imagem da galeria ou da escolha de um frame do vídeo. Basta clicar em “editar capa” e escolher entre “a partir do vídeo” ou “rolo de câmera”;

Título: É onde você coloca o título que nomeará seu vídeo e será visto pelos usuários;

Descrição: Assim como a descrição do YouTube, é um espaço para fazer uma introdução, ou sinopse do seu vídeo;

Tornar visível em: Permite que você selecione, por exemplo, páginas do Facebook que você administra para publicar o vídeo (funcionalidade parecida com a disponível durante a publicação de um conteúdo no Instagram na opção “Compartilhar no”).

IGTV e mercado, o que esperar?

Sem dúvida podemos esperar uma enorme mudança no mercado de conteúdo em vídeo. Já falamos aqui sobre o poder dos influencers para o marketing digital, e se a adesão deles ao IGTV for grande, isso levará também ao Instagram boa parte das campanhas e estratégias de conteúdo das marcas e dos influenciadores.

De fato, o YouTube precisa se preocupar? Sim. A hegemonia do YouTube como plataforma de vídeos é incontestável, mas o Instagram tem potencial para representar uma ameaça, afinal seu público já ultrapassou 1 bilhão de usuários (além disso, já vimos pela briga entre Instagram Stories e Snapchat que Mark Zuckerberg não entra num embate para perder).

É difícil imaginar que o IGTV possa se tornar o campeão de audiência, mas ao mesmo tempo é realista prever que ele irá abocanhar (ou talvez criar uma nova) parte desse mercado.

Migração do YouTube para o IGTV?

videos de influencers no igtv

É possível um cenário de migração de conteúdo já disponível no YouTube para o IGTV? Provavelmente não, afinal o formato de vídeo entre as duas plataformas é diferente, sendo uma orientação na horizontal e a outra na vertical.

Porém, é de se esperar que youtubers já consagrados possam começar a gravar também vídeos orientados para o Instagram visando conquistar espaço na nova plataforma, que é em tese um terreno não explorado.

Esse movimento deve começar a passos curtos e depois se intensificar, já que ainda não há um sistema de monetização definido na nova ferramenta do Instagram – mas como bem conhecemos “Marquinho Zuckerberg”, podemos esperar em breve um anúncio sobre isso.

Como os usuários devem receber a novidade

Embora um plano de 4G que permita assistir vídeos com tranquilidade ainda tenha um custo relativamente elevado no Brasil, há operadoras com planos que oferecem maior conectividade para os usuários. Além disso, há pontos de Wi-Fi cada vez mais abundantes em estabelecimentos privados e espaços públicos de grandes cidades.

Considerando o grande sucesso do Instagram Stories e sua altíssima audiência, podemos esperar que o IGTV seja uma nova fonte de entretenimento muito utilizada pelos usuários e um novo passatempo favorito de uma grande parcela do público.

Como sua marca pode lucrar investindo no IGTV?

Ainda não é possível monetizar os vídeos como no YouTube, porém a produção de conteúdo para difundir sua marca entre seu público-alvo já pode começar a todo o vapor!

Veja algumas dicas de como cativar o público e fazer sua marca ganhar espaço entre as concorrentes nesse novo “ringue” cheio de atrações:

Use os dados que já tem

Para os primeiros planejamentos de conteúdo do seu canal no IGTV, use as informações que você já tem. Se sua empresa já tem um perfil ativo no Instagram, certamente você já sabe qual é seu principal público na rede e quais os melhores horários de publicação.

As transmissões “Ao vivo” são um ótimo guia nessa jornada. Se você já fez essas transmissões no perfil da sua marca, sabe que é possível visualizar a quantidade de usuários impactados e quanto tempo eles ficaram assistindo você. A partir daí, tente explorar no IGTV o estilo de vídeo que melhor tem funcionado com seu público-alvo.

Faça postagens regulares e frequentes no IGTV

Por meio dos dados que você já tem sobre seu público e sobre o desempenho da sua marca no Instagram, elabore um planejamento explorando da melhor forma essa plataforma.

Estabeleça horários fixos de publicação! Assim como em um programa de TV, é importante doutrinar o público a ver seu conteúdo em um determinado horário com a mesma frequência. Com o tempo, esses usuários irão buscar pelo seu canal nos dias e na hora em que seus vídeos são publicados e isso trará uma outra grande vantagem: os populares.

Além de o seu vídeo aparecer para seus seguidores, é possível que ele apareça na aba de vídeos populares impactando novos usuários, por isso sempre tente atingir o maior número de espectadores postando nos melhores horários.

Instagram IGTV tem seu próprio “Analytics”

Uma vez que iniciar as publicações, você poderá acompanhar o desempenho de cada uma. Há um menu de “informações” que permite você saber um pouco melhor como seu conteúdo está impactando seu público. Essa ferramenta mostra:

tela de envolvimento com o video igtv

Envolvimento:

  • Visualizações – a quantidade de usuários que visualizaram seu vídeo;
  • Curtidas – a quantidade de usuários que curtiram seu vídeo;
  • Comentários – os comentários dos espectadores do vídeo.

Retenção de público:

Essa opção mostra um gráfico semelhante ao que é possível acessar após as transmissões “ao vivo” do Instagram. Nele, você pode ver quantos usuários permaneceram assistindo, quantos saíram e em que momento do vídeo eles abandonaram o conteúdo.

tela mostrando o gráfico de retenção igtv

Essas informações são muito valiosas, pois sua marca poderá mensurar o poder de retenção dos seus vídeos. Por exemplo, se em um vídeo de review (análise) você notar que muitos espectadores perderam o interesse durante o tempo em que o produto estava sendo desembalado, talvez seja melhor no próximo vídeo deixar essa etapa de fora.

Minha marca deve investir no IGTV ou no YouTube?

Que tal em ambos?

Se você já tem um público relevante no YouTube e replica seus vídeos em outras plataformas como Facebook, LinkedIn, blogs etc. seria um desperdício abandoná-lo para começar um novo canal no IGTV. Porém, nada impede você de produzir conteúdo simultaneamente para os dois, afinal, cada um tem suas vantagens e desvantagens:

YouTube:

Tem opção de compartilhamento e incorporação para várias redes sociais fazendo com que a difusão e potencial de uso dos vídeos seja maior. Porém, os vídeos compartilhados do YouTube têm um alcance menor do que os que são publicados diretamente no Facebook por exemplo.

Outra vantagem óbvia é o fato de ser a maior plataforma de vídeos da Internet, com os maiores nomes do entretenimento digital.

IGTV:

Durante a publicação, o vídeo pode ser imediatamente replicado para o Facebook e, por se tratar de uma “rede social amiga”, provavelmente terá um alcance mais relevante que um compartilhamento do YouTube.

Outro ponto que mostra o poder estratégico do IGTV, é a grande quantidade de usuários que frequentam a rede. É muito mais cômodo para eles permanecerem na plataforma para consumir os vídeos dos seus perfis favoritos do que abrir um outro aplicativo (YouTube) para ver esse conteúdo.

Portanto, se puder, produza conteúdo para as duas plataformas e explore as vantagens de cada uma. Se não for o seu caso, estude qual das duas é mais estratégica para o seu produto: onde está a maioria do seu público-alvo? Ele consome mais conteúdo em vídeo pelo desktop ou pelo smartphone?

Após analisar essas e outras questões decida-se, ou fale com um time de especialistas que pode matar essa charada melhor que ninguém: nós! 😉

 


Ramon Soares
Ramon Soares

Seja o primeiro a saber

Cadastre-se para ficar por dentro das novidades do blog e da agência!


Rua Alagoas - 1160 - 6º andar CEP: 30130-160
Bairro funcionários

31 3047.2931
contato@agenciaopen.com