Importância dos influencers no marketing


Não é novidade usar uma celebridade em uma campanha publicitária. Porém, hoje, o mercado dos influencers (influenciadores) mudou, e as estratégias para cada tipo de objetivo também.

Veja, nesse texto, quais os tipos de influencers, as características mais relevantes de cada tipo e como saber qual o influencer ideal para que sua campanha tenha o melhor desempenho possível – e é claro, com o melhor custo-benefício. 😉 asfdfsdf

Quem é o influencer digital na fila do pão?

 

Whindersson Nunes com prêmio do Youtube

Whindersson Nunes – segundo YouTuber com mais seguidores em todo o mundo

Ainda que não tenha assistido nenhum vídeo do Whindersson Nunes, provavelmente deve conhecê-lo de algum lugar. Essa aparência extravagante pode remeter a um sujeito desleixado e desocupado, mas não se engane! Ele soube fazer seu marketing pessoal como ninguém e hoje já estrela como ator no cinema nacional.

No ano de 2014, os influenciadores ainda mantinham seu reinado nos palcos. Já em 2015, devido ao grande sucesso, começaram a ser especulados como uma boa “arma” para os negócios. Em 2016, a exploração da diversidade desses influenciadores foi tamanha que houve uma profissionalização desse ecossistema.

Eles se tornaram figuras tão relevantes para o marketing, que começaram a ser uma intersecção entre o consumidor e a marca. Afinal, a figura do influencer se tornou parte da representação da campanha.

E qual a diferença entre um influencer e uma celebridade?

PewDiePie

Felix Arvid Ulf Kjellberg (PewDiePie) – Influencer com mais inscritos na história do YouTube

As celebridades são figuras intangíveis, são idealizadas e distantes. Elas têm uma imagem muito forte ligada à TV e ao cinema, por esse motivo é mais difícil desvinculá-las desse meio para um contexto novo nas redes sociais. Por exemplo, quem consegue ver o Daniel Radcliffe sem lembrar de Harry Potter?

Por outro lado, um influenciador tem uma relação muito mais emocional e espontânea com o público. Há uma proximidade maior, afinal, existe uma sensação de intimidade nos vídeos, e essa conexão com os consumidores e com os nichos de maior relevância é a maior pérola para o marketing do seu negócio!

A jornada do herói influencer

É comum que um influencer comece a produzir por hobby. Nessa etapa é comum identificar:

  • Paixão
  • Atuação ampla
  • Amadorismo
  • Em busca das Marcas
  • Em crescimento

Depois de um tempo produzindo, inicia-se uma nova fase, a profissionalização do influencer. Nesse momento, percebemos:

  • Organização do negócio
  • Periodicidade
  • Visibilidade
  • Parceria com marcas
  • Relevância
  • Foco no conteúdo

E nessa jornada cheia de empenho e aventura, o tesouro protegido pelo dragão é a relevância!

– O que é isso?

Relevância Bilbo, relevância.

O aspecto mais importante a ser atingido por um criador de conteúdo é a relevância: seguidores, visualizações, curtidas, comentários e compartilhamentos. É por meio desses atributos que o influenciador conseguirá parceria com marcas e também seu sustento financeiro.

O que um influencer pode fazer pela sua empresa?

Lembra do tesouro de que acabamos de falar? É ele mesmo que um influenciador pode emprestar ao seu negócio: a relevância.

Só isso? Não, muito mais!

A relevância que um influencer traz:

  • Alcance ao público
  • Proximidade
  • Linguagem especializada para canais e nichos
  • “Influência” no consumo

O ponto mais importante são as taxas de conversão dos influenciadores. Esses profissionais possuem um potencial muito bom de conversão graças à sua proximidade com o público. Diferentemente das celebridades, eles têm uma comunicação mais espontânea e próxima com o público-alvo, isso passa para os clientes a impressão de ser um amigo fazendo uma indicação.

Esse é um trunfo valioso, pois quando um amigo sugere para você um restaurante, ele não está tentando vender um produto para ganhar uma comissão, ele realmente está fazendo uma indicação de algo que ele gosta. Isso instiga muito mais do que uma propaganda que transmite artificialidade.

O que as marcas esperam do influencer?

Muito simples: visibilidade e ROI.

Esses dois aspectos se dividem em algumas expectativas mais específicas. Em primeiro lugar, o ROI (Return on investiment – retorno sobre investimento) reflete-se no awareness (percepção do consumidor relativa a marcas), na conversão e no posicionamento da marca.

Além disso, é fundamental aumentar a relevância da marca. Isso acontece concomitantemente com o reconhecimento da parceria. É como se o influenciador “passasse a tocha” das suas interações para o parceiro e, a partir daí, uma parte do público-alvo se sentisse à vontade para falar diretamente com a marca.

Por fim, há mais dois fatores importantes relacionados a essa parceria: o controle das ações e resultados, graças às métricas valiosas* que podem ser obtidas e a conquista de uma maior afinidade com plataformas.

Como escolher o influencer ideal para sua marca?

Para tratar desse assunto, antes vamos lembrar quais os tipos de influenciadores:

  • ALFA: criadores de tendência, têm potencial de lançar tendências, têm volumes de seguidores
  • BETA: disseminadores das tendências de maneira espontânea
  • MAINSTREAM: consomem e replicam as tendências

Se você estava atento ao tópico anterior, se lembra que a espontaneidade é ouro! Logo os influencers beta são os ideais.

Não se deixe levar pela quantidade de seguidores de um canal. Números impressionam, mas não garantem uma boa conversão! O que realmente importa é a relação de cumplicidade que um influenciador tem com o público.

Quanto maior a base de seguidores, maior a dispersão. Veja só como há uma variação na taxa de engajamento inversamente proporcional ao número de seguidores:

Gráfico de acessos no Instagram

Não é branding, é co-branding!

Basta contratar um influenciador e mandar ele ler um texto de efeito falando da sua marca, certo? ERRADO!

Se os principais atributos desse profissional são a espontaneidade e a relevância, use-os! Ou melhor, deixe ele usar! Um criador desse porte não chegou à fama por acaso, é justamente a forma dele elaborar conteúdo que o deu fama.

Além disso, para descobrir qual o melhor influenciador para sua marca é fundamental saber qual o seu público-alvo: faixa etária, poder aquisitivo, principais redes sociais acessadas…

Se você conhece seus potenciais clientes, é hora de pesquisar um influencer ideal.

Qual o influenciador ideal para minha marca?

O primeiro ponto é saber qual o propósito principal da sua campanha: consciência ou conversão? Cada um está ligado a uma meta diferente a ser atingida.

Cada tipo de marca e cada objetivo de campanha pode exigir um profissional diferente, por isso fique atento a três aspectos: alcance, engajamento e fit contextual (relevância). Vamos exemplificar com três tipos de influencers para você começar a vislumbrar qual o match da sua marca:

Influencer top celeb:

Whindersson Nunes

São pessoas famosas. Podem ser, ou não, nativas da Internet e não possuem fit contextual com o tema/target da empresa (geralmente eles têm um alcance enorme e uma baixa relevância).

Melhor aproveitamento para: consciência

Influencer fit celeb:

Leo Stronda influencer

Relevância com o mercado fitness.

Pessoas famosas que podem, ou não, ser nativas digitais. Possuem fit contextual com o tema/target da marca (têm alcance e linguagem personalizada).

Melhor aproveitamento para: consciência + conversão

Influencer autoridade:

Drauzio Varella canal

Autoridade na área da saúde.

Respeitado dentro de um nicho específico. Possuem um enorme engajamento e fit com o tema/target da marca (proximidade e linguagem especialidade).

Melhor aproveitamento para: conversão

É claro que essa não é uma receita de bolo infalível saudades do bolo de laranja da vovó, cada parceria deve ser estudada para verificar qual o influencer mais indicado. Porém não se desespere, pode parecer complicado, mas não é segredo para uma equipe fera nisso! Fale com a gente e vamos ajudar você a encontrar seu match!


Ramon Soares
Ramon Soares

Seja o primeiro a saber

Cadastre-se para ficar por dentro das novidades do blog e da agência!


Rua Alagoas - 1160 - 6º andar CEP: 30130-160
Bairro funcionários

31 3047.2931
contato@agenciaopen.com